Actividade de ciência experimental desenvolvido pelo grupo do segundo ano na minha escola.
Começamos por ler a história do vento e do sol.
"O vento e o sol passeavam e conversavam por entre as nuvens, quando avistaram um homem que caminhava em baixo, na terra, muito vestido. Levava casaco, sobretudo, cachecol...
Foi então que o vento, que por vezes é muito mauzinho, disse para o amigo:
- Queres-me ver a pregar uma partida àquele homem?
- Como?
- Vou obrigá-lo a tirar o sobretudo.
E começou a soprar. Quando o homem sentiu o ventinho frio começou a abotoar o casaco.
Mas o Vento, com um risinho malandro, continuou:
- Estás a ver como um soprozinho já fez efeito? Agora é que vai ser, vou despi-lo num instante.
E começou a soprar cada vez com mais força. O homem deu um nó ao cachecol, apertou melhor o sobretudo, baixou a cabeça e continuou a caminhar apesar de o fazer com dificuldade.
Foi então que o vento, já furioso, soprou com rajadas pondo as folhas, as árvores e a areia a voar e provocando uma grande confusão à sua volta. Quando se apercebeu que também iria ser apanhado no vendaval, o homem procurou um abrigo onde se deitou, enrolando-se muito bem no seu sobretudo, à espera que o vento amainasse.
Entretanto, o Sol divertia-se imenso ao ver como o Vento se esforçava, em vão, para conseguir manifestar a sua maldade.
- À força não consegues nada - disse ele ao vento. - Queres ver como se faz?
E o Sol começou a brilhar no céu, muito quentinho e bom! O homem saiu do abrigo e retomou o seu caminho. O Sol continuou a mandar os seus raios cada vez mais quentes e brilhantes e o homem tirou o cachecol. Depois, sentindo mais calor, tirou o sobretudo.
Mais abaixo, quando o sol lhe bateu nas costas, tirou também o casaco.
- Como vês… - disse o Sol, divertido, para o vento - é muito fácil!"
Depois de uma breve exploração da história do vento e do sol: começámos a pensar como poderíamos medir o vento e então decidimos construir um instrumento para medir o vento, um anemómetro.
Vamos construir um Anemómetro!
Um anemómetro é um aparelho que mede a velocidade a que o vento sopra. Como tal, é um dos mais importantes instrumentos numa estação meteorológica. O aparelho que vamos construir é um modelo de um anemómetro real que irá dar um valor aproximado da velocidade a que o vento sopra.
MATERIAL NECESSÁRIO:
-4 pequenos copos de plástico -Uma caneta de feltro -Régua -Pionés grande/prego/clipe -Um relógio | -Tesouras -2 tiras de cartão duro -Agrafador -Lápis com borracha na ponta -Suporte para o lápis |
COMO FIZEMOS:
Cortámos as extremidades enroladas dos copos para os tornar mais leves.
Pintámos a parte de fora de um copo com a caneta de feltro.
Sobrepusemos as tiras de cartão de modo a fazerem um sinal 'mais' (+) e agrafamos as tiras.
De seguida, com régua e lápis desenhámos linhas a partir dos cantos exteriores de onde as tiras de cartão se juntam até aos cantos opostos. O sítio onde as linhas se cruzaram foi o centro exacto da cruz
Agrafámos os copos. todos virados na mesma direcção, às pontas das tiras de cartão.
Colocámos um pionés/clipe no centro do cartão (onde as linhas de lápis se cruzam) e juntámos a cruz de cartão com os copos. à ponta da borracha do lápis. Soprámos na direcção dos copos para vermos se o cartão girava livremente.
O lápis já estava fixo num copo de iogurte, cheio de gesso, para dar alguma estabilidade.
Como o usámos:
Fomos para o nosso recreio e cada grupo levou o seu anemómetro. Foi colocado num local aberto longe de paredes. Durante um minuto contámos o número de voltas que o nosso anemómetro deu. Foi muito engraçado!
Agora vamos tomar nota do número de voltas diário, numa grelha própria e na próxima semana vamos fazer um gráfico de barras com os resultados.
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